Prova do Três Tambores ON LINE

Neste sábado, dia 12 de Setembro, as 19 horas, acontece em nossa cidade um grande encontro dos apaixonados pela modalidade, a prova dos três tambores é uma atividade esportiva de grande adrenalina e tem adeptos por toda a região.

Neste evento está confirmada a participação de competidoras da cidade de Paulo de Faria, Orindiúva, Palestina e São José do Rio Preto.

O Evento não tem fins lucrativos e vai tentar atrair doações de Alimentos ao Lar de Palestina (Asilo) e está sendo promovido pelo grupo de Amazonas da Cidade Cowgirl do Bem

Este é um dos  primeiros eventos que serão realizados após a pandemia, não poderá haver público no local do evento e um controle de temperatura de todos as pessoas participantes do evento será realizado.

A transmissão do evento será realizada pela Rádio Poléia FM, em suas redes sociais em também via FM.

A ideia é dar visibilidade a atividade esportiva, que também carrega uma grande bagagem cultural, pois o trabalho com os cavalos, está ligada a doma e a lida no pastoreio do gado e tudo isso passa de geração em geração em nossa cidade e região pois está  enraizada em nossas tradições.

Sua origem histórica é os Estados Unidos na América do Norte.

Caracterizada pela técnica de contornar três tambores no menor tempo possível, a charmosa prova de Três Tambores surgiu no Texas (EUA), na década de 40.  Conhecida pela presença feminina, a competição mescla a habilidade física e atlética do cavalo com a capacidade da amazona. Realizada em todos os circuitos de rodeio do Brasil pela ABQM (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha) é, em suma, um desafio de alta velocidade, normalmente realizado com o Cavalo Quarto de Milha.

A atividade exige muito treinamento para evitar quedas e penalizações. Os tambores ficam cerca de 30 metros de distância um do outro e formam uma linha imaginária no formato de um triângulo, a derrubada de cada tambor pune a atleta em cinco segundos acrescidos ao tempo final.  Além disso, se, ao final da partida, o cavalo apresentar qualquer ferimento proveniente do chicote ou da espora, a amazona é desclassificada. Após o trajeto, as competidoras são avaliadas pelo juiz da prova, que faz a contagem do tempo de forma eletrônica a partir do momento em que o focinho do cavalo passa pelo sensor de partida. A atividade tem como regra uma volta de 360º, em volta de cada tambor, sendo a primeira volta da esquerda para direita e as demais no sentido contrário. Ao completar as voltas nos três tambores, a competidora pode retornar à linha de chegada.

 

Categoria:Noticias da Cidade