Enem 2024: primeiro dia tem 26,6% de abstenção, afirma MEC
73,4% (26,6% de abstenção) participaram da prova no domingo, 3 de novembro. Esse percentual representa um aumento de 1,5% em relação ao Enem 2023.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou dados preliminares indicando que, dos mais de 4,3 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, 73,4% (26,6% de abstenção) participaram da prova no domingo, 3 de novembro.
Esse percentual representa um aumento de 1,5% em relação ao Enem 2023, quando 71,9% dos inscritos estiveram presentes.
O balanço foi apresentado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, durante uma coletiva de imprensa na sede do Inep em Brasília.
Entre os concluintes do ensino médio da rede pública, 94% se inscreveram. O número desse público aumentou 36% em relação à edição de 2023, quando apenas 58% dos concluintes fizeram a inscrição.
Dentre as 27 unidades da Federação, 14 registraram 100% de inscrição dos seus concluintes no Enem.
Os resultados finais dependem da consolidação por parte da empresa responsável pela aplicação e serão divulgados em janeiro de 2025, junto com os resultados do exame.
No primeiro dia de provas, os participantes responderam a questões de linguagens e ciências humanas, além de uma redação com o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil
O exame prossegue no próximo domingo, 10 de novembro, quando os participantes responderão questões de ciências da natureza e matemática. O gabarito oficial e os cadernos de questões serão disponibilizados no portal do Inep em 20 de novembro.