PROJETO CAIPIRA DE FATO RECEBEU CERCA DE 35 ARTISTAS

Com mais de 15 mil visualizações, mais de 50 mil pessoas alcançadas, 10.617 engajamentos, o Projeto Caipira de Fato, projeto de iniciativa da Rádio Poléia FM foi um sucesso em suas transmissões nas redes sociais.

Em formato de live, o Projeto Caipira de fato recebeu 10 nomes da música e suas bandas, falou sobre a tradição caipira através de especialistas do seguimento.

Entre artistas, técnicos e produção, foram cerca de 35 artistas contemplados pelo projeto, todos com uma grande bandeira a defesa cultura caipira.

Duplas, cantores, instrumentistas, cinegrafistas apresentadores toparam o desafio e fizeram 10 lindos programas transmitidos ao vivo em 87,9mhz e nas redes sociais, desafio grande pois saímos de nossa posição de conforto “fazer rádio” e fomos fazer TV ao Vivo.

Nos reinventamos para superar a crise e de mãos dadas com os artistas partilhamos momentos especiais e emocionantes, sem perder um foco em especial o cidadão, pois temos a certeza que com maior acesso à cultura o cidadão torna-se, em sua maioria, referência. Referência que orienta que inspira de maneira simples e objetiva, cultura é investimento que cria caminhos e oportunidades em uma sociedade amplamente capitalista e excludente.


A primeira apresentação ficou por conta dos palestinenses Zé Paulo e André, uma dupla muito querida na nossa cidade. Zé Paulo um grande sanfoneiro e André com uma voz marcante, alegraram a manhã do dia 14/02, um domingo muito especial. Além de muita moda caipira, Zé Paulo evidenciou o estilo tocado na sanfona em diferentes regiões do nosso país. A dupla trouxe dois músicos, palestinenses também, Emilson Damy e um dos melhores bateristas da região, José Gabriel.


A segunda apresentação do Caipira de Fato, foi de uma dupla que tem mais de 20 anos de história, Adriano Reis e Cuiabá. De voz potente, Adriano é um grande músico e Cuiabá tem um jeito único de tocar viola. Uma dupla que levou muita emoção e música caipira na noite do dia 19/02. Com quase 3 mil visualizações, a dupla mostrou uma versão própria cantando uma das músicas que mais contam a história da vida na roça, a música “Carro de boi”, uma composição linda de Ronaldo Viola e Donizete.


Na terceira apresentação, o Caipira de Fato recebeu o paraibano Tony Vaqueiro. Com um forró gostoso de ouvir e dançar, Tony animou a noite da sexta-feira, dia 26/02. Além de um bate papo sobre sua vida e carreira na paraíba, Tony Vaqueiro apresentou grandes clássicos do Rei o Baião, Luiz Gonzaga, tais como, “Sala de Reboco” e “Vida de viajante’’.


Na noite do sábado, dia 27/02, na quarta apresentação, os Mineiros Diego Alves e Rafael trouxeram muita moda de viola e muito amor pela cultura caipira. Os dois tocam viola com grande maestria e tem muita sintonia no palco, isso tudo porque já se conhecem há mais de dez anos. Com quase mil visualizações, e inúmeros comentários, atenderam muitos pedidos de música. Grandes canções como “Olhos azuis”, “Sonho de Caboclo” e “Morena Proibida”, estavam dentro do repertório.


Com mais de 6 mil visualizações, a manhã do domingo, 28/02, foi marcada por muita moda caipira. A quinta apresentação do Caipira de Fato contou com a participação de um dos maiores violeiros do nosso Brasil, Divino e Donizete. Mais de 40 anos de estrada, mais de 600 composições, Divino e Donizete cantaram as músicas mais marcantes da carreira, dividiram muita história de vida e até as várias gravações que Donizete realizou com um grande mestre da viola, Tião Carreiro. A dupla não poderia deixar de cantar uma das músicas mais regravadas por vários artistas, que é uma composição de Donizete e Ronaldo Viola, “Carro de boi”. Contaram também a história por traz da música “Chamada a cobrar”.


No dia 05/03, a sexta live foi com Zé do Cedro e Tião do Pinho, uma das duplas que mais dedicaram a vida defendendo a música caipira. Além de muita música raiz, o Caipira de Fato recebeu o artista plástico, cronista e escritor, Jocelino Soares. No decorrer da live, Jocelino contou muitos “causos” e várias crônicas de sua autoria. Zé do Cedro e Tião do Pinho contaram muita história e cantaram músicas pra lá de emocionantes.


Com mais de 1.200 visualizações, a sétima apresentação ficou por conta dos irmãos mineiros, Rildo e Riany. Nascidos em Frutal –mg, a dupla tem mais de 20 anos de estrada. A paixão pela música começou bem cedo e experiência não falta! Rildo um grande músico e Riany de voz marcante animaram a tarde do dia 06/03. Na apresentação não faltou suas grandes composições, “Total eclipse do amor”, “Nossa história” e várias outras fizeram parte do repertório da dupla.


Na manhã do domingo, 07/03, o Caipira de Fato apresentou o show “Viola de Smoke”, dirigido por um grande instrumentista e professor de música, Manoel Joaquim. Conhecido como Manoel Viola, o professor partilhou sua história e amor pelos instrumentos. Comentou sobre várias pessoas que o inspiraram e marcaram sua trajetória na música. Manoel mostrou que na viola se toca grandes clássicos, e tocou vários deles, como “Cabocla Tereza”, “Chico Mineiro” e “Couro de boi” támbém esteve presente o violeiro de Palestina, Campo limpo.


Com mais de 40 anos de estrada, a nona apresentação ficou por conta de Cacique e Pajé, eles que já foram Peixoto e Peixinho, João Ferreira e Ferreirinha, Os índios Caiapós, e por fim, batizados por Tônico e Tinoco, Cacique e Pajé. Além de músicas de arrepiar, a tarde do dia 15/03 foi repleta de surpresas. O radialista Ayrton Teixeira trouxe muita história e conhecimento sobre as primeiras duplas caipiras que se formaram. Um dos maiores violeiros do Brasil também esteve presente neste dia, Marcus Biancardini. O violeiro fez uma participação muito especial com a dupla Cacique e pajé, tocando grandes músicas marcantes como, “O menino da porteira” e “Pescador e Catireiro”.  



Na décima e última apresentação, o Projeto Caipira de Fato recebeu um dos duos mais afinados da nossa região, Rafa e Nando.

Com quase duas mil visualizações a dupla trouxe em seu repertório muita moda de viola e muitas canções românticas na tarde da quinta-feira, dia 18/03.

Para encerrar com chave de ouro Rafa e Nando fizeram vários clássicos da música sertaneja. Rafa sempre muito afinada e Nando com uma voz inconfundível, cantaram “Página de amigos”, “boate azul”, e outros grandes sucessos da música sertaneja.

O Projeto Caipira de Fato foi uma realização da Rádio Poléia FM, afim de incentivar artistas que tocam e valorizam a música caipira, a nossa moda de viola.

Uma realização da Secretária de cultura e economia criativa do Governo do Estado de São Paulo, através do incentivo do Governo Federal, Ministério do Turismo, Secretária Especial de Cultura, Proac Editais LAB, com apoio do Amigos da Arte e Cultura em casa.  

Categoria:Noticias da Cidade