ESAP ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO CONSCIENTE DE ÁGUA NO VERÃO

Você sabia que 39,2% da água potável produzida no Brasil é desperdiçada? Um dado assustador, porém verdadeiro, até parece sensacionalista, mas foi constatado por um estudo do Instituto Trata Brasil feito a partir de dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Essa porcentagem, se transformada em litros, equivale ao consumo por mais de 63 milhões de pessoas em um ano. Em Palestina, a ESAP, empresa do Grupo Iguá junto com a Aviva Ambiental, leva esse tema bastante a sério. Com constantes investimentos e uma equipe técnica especializada, o índice de perda nos últimos doze meses é de 10,58%, bem abaixo da média nacional.

Porém, segundo o diretor geral da concessionária, Luis Guilherme Bizelli, além deste trabalho contínuo, é preciso que a população use a água de forma consciente. “Para combater o desperdício devemos mudar hábitos simples e transformadores durante o ano todo, em especial nas férias de verão. O consumo de forma responsável é a base para um futuro sustentável,”, explica.

Confira 12 dicas práticas da Esap:

1    Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba, com isso você economiza de 12 a 80 litros de água;

2    Procure tomar banhos de até cinco minutos;

3    Não use a descarga sem necessidade, nem utilize o vaso sanitário como lixeira. São consumidos de seis a dez litros quando a descarga é acionada por seis segundos.

4    Limpe bem os restos de comida dos pratos e das panelas antes de lavá-los;

5    Para lavar, encha a pia com água e detergente até a metade e coloque a louça. Deixe de molho por alguns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue;

6    Só ligue a máquina de lavar louça quando for usar toda a capacidade dela.

7    Feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa no tanque;

8    Utilize a máquina de lavar roupas somente quando acumular quantidade suficiente para a capacidade total dela. Uma lavadora de cinco quilos consome 135 litros de água cada vez que ela é usada.

9    Não lave o carro com mangueira. Use um balde e um pano;

10    Use Vassoura para limpar a calçada, pois 15 minutos da mangueira ligada pode desperdiçar até 280 litros de água, 

11    Regue as plantas pela manhã ou à noite, para evitar o desperdício causado pela evaporação.

12    Fique atento quanto às torneiras gotejando, pois em um dia pode ser desperdiçado 46 litros de água = 1.380 litros por mês.

   


SOBRE AS CHUVAS DE VERÃO

Além do uso consciente, a Esap reforça outro ponto que exige atenção em dias chuvosos: as redes cruzadas! É importante entender que o esgoto e a água de chuva não devem ser misturados por serem resíduos totalmente diferentes. A tubulação para os resíduos que chegam dos ralos das pias e dos vasos sanitários é projetada para receber um limite de água. Já as redes pluviais são dimensionadas para uma grande quantidade de fluxo em um curto espaço de tempo.

Qualquer dúvida, os moradores podem entrar em contato pelos canais de atendimento 0800 771 7195, WhatsApp (17) 98134-5564 , acessar o webchat no site da concessionária (www.igua.com.br/esap) ou ir até à loja de atendimento que fica na  Rua Paulo Araújo, n° 1118, no Centro.

Categoria:Noticias da Cidade