SANEAMENTO: VOCÊ JÁ TEM CAIXA PADRÃO NA SUA CASA?

Esap informa sobre a importância desta proteção para garantir a segurança do hidrômetro

A Esap, empresa do grupo Iguá Saneamento e Aviva Ambiental, está com uma campanha de conscientização sobre a importância da instalação da caixa padrão nas residências e comércios da cidade. Trata-se de uma caixa de plástico rígida, onde fica instalado o hidrômetro com um lacre, que só pode ser retirado com autorização da concessionária para possíveis manutenções. O rompimento deste lacre irá gerar uma multa de R$ 335,63.

Segundo a gerente operacional da concessionária, Renata Ferrarese, essa adequação é essencial para garantir ainda mais agilidade na realização de possíveis manutenções solicitadas, como por exemplo: verificação de vazamentos, conserto de cavaletes, troca de registro, entre outros. 

“Muitas pessoas ainda possuem os medidores para o lado de dentro do imóvel, dificultando o acesso dos nossos colaboradores. O formato padrão possibilita que as leituras sejam executadas sem a necessidade de entrar no local e consertos sejam realizados sem a presença do morador”, explica.

É importante ressaltar que a construção da caixa padrão é de responsabilidade do morador, seguindo as instruções técnicas das empresas. Por isso, é necessário acionar os canais de atendimento ao cliente para solicitar o manual de instalação.  

Benefícios da caixa padrão


Garantia que as leituras sejam executadas sem a necessidade de entrar no imóvel. Quando o leiturista não tem acesso ao medidor, a conta é cobrada pela média dos últimos meses.


A caixa padrão utiliza materiais resistentes e menos sujeitos à deterioração do cavalete e do hidrômetro.


Proteção contra vandalismo.


Facilidade de manutenção, sempre que necessário.

Evita acidentes com os leituristas ou agentes de saneamento, como mordidas de cães, já que o acesso é feito pela calçada.


Quais equipamentos são necessários para a padronização?


• 1 caixa padrão para proteção do hidrômetro;


• 1 tubo camisa de PVC na medida de altura da sua caixa padrão;


• 1 curva de 90 graus raio longo de PVC branco 2’’ (50mm) com bolsa;


• Materiais para conexão (cotovelos, luvas, niples, etc.) de PVC 4;


• 1 registro de latão 4 (tipo gaveta);


• Veda-rosca (para a instalação interna do imóvel, depois da caixa de proteção);


• Se desejar, materiais e torneira de jardim, para instalação após o registro de latão;


• Materiais de alvenaria para construção da mureta onde o sistema ficará instalado.


Quando a caixa padrão estiver pronta, é necessário entrar em contato com a Esap. Para que a ligação de água seja executada, o abrigo construído deve ser aprovado na vistoria realizada pela concessionária. 


Uma dica importante: procure um profissional reconhecido no mercado e com experiência na profissão para fazer essa adequação.

Categoria:Noticias da Cidade