Batalha dos produtores e sangradores de seringueira começa a dar resultado

Nossa cidade viu nos últimos anos uma grande mobilização em busca de melhores condições econômicas para o setor de produção da borracha natural, setor muito importante de nossa economia local.

Como resultado desta mobilização, do M.N.P.S.(Movimento Nacional de Produtores e Sangradores) o Governo Federal, anunciou um aumento no imposto da importação da borracha natural de outros países, o que pode fazer com que o produto nacional ganhe melhor competividade no mercado interno.

O imposto de importação da borracha passou de 3,2% para 10,8%, esta medida vai durar 24 meses.

Nossos principais concorrentes na produção de borracha, são os países asiáticos, estes países agora terão seus produtos mais caros para a indústria local, por conta do imposto.

O noroeste de nosso estado, onde está nossa cidade é responsável por 60% da borracha produzida no Brasil.

Pelo tamanho da crise do setor esta medida não será suficiente para impulsionar o setor, como os anos da década passada, novas medidas tem que ser tomadas para fazer valer todo esforço dos produtores e sangradores para criar um produtor de grande econômica para a indústria brasileira.

Fica sempre uma pergunta no ar, quando o Brasil terá uma politica publica para o setor agrícola digna do tamanho de sua importância. Política que melhore toda cadeia produtiva, plantio, manutenção, colheita, comercialização, beneficiamento, exportação.

 

Categoria:Noticias da Cidade