Juiz de Palestina fala com alunos sobre o combate ao Bullyng

*Palestina, 11 de junho de 2024*

A Escola Valentim Álvares teve a honra de receber o excelentíssimo juiz da comarca de Palestina Dr. Senivaldo dos Reis Junior, a visita do juiz teve causa nobre, levar aos alunos  informações sobre o combate ao bullying e suas consequências.

O evento, que aconteceu nos dois períodos, reuniu alunos, professores, funcionários e direção, visando conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de combater essa prática nociva.

O juiz Senivaldo dos Reis Junior, abordou o tema com profundidade, usando de linguagem popular e destacando os impactos psicológicos, emocionais e legais do bullying.

Além de explicar os diferentes tipos de bullying – físico, verbal, social e cibernético – o juiz também enfatizou a necessidade de uma ação conjunta entre escola, família e sociedade para erradicar o problema, a palestra foi interativa, permitindo que os alunos fizessem perguntas e compartilhassem suas experiências, após o fim da palestra o juiz permaneceu na escola e conversou com muitos alunos individualmente.


Buscar a integração do judiciário com a sociedade é algo de muita importância, nosso juiz vem buscando estar perto da comunidade, junto com sua equipe, já falou com professores da rede municipal, recebeu alunos da escola estadual no fórum, estudou nossas atividades públicas e publicou uma cartilha que visa proteger os menores através da PORTARIA N.º  01/2024 – Infância e Juventude, explicando e norteando alvarás e permanência de menores em festas, locais e horários.  

A Palestra recebeu ainda a Companhia Teatral Entre Palcos seus alunos da CIA Agentes da Arte, que abriu o evento com uma apresentação impactante intitulada "O Bullying Não é Legal". A peça, que aborda as consequências do bullying.

A apresentação dramatizou situações reais de bullying, ressaltando suas consequências emocionais e sociais. Com uma combinação de momentos comoventes e educativos, a peça destacou a importância da empatia e do respeito nas relações escolares.

O teatro é uma ferramenta poderosa para sensibilizar e educar. Precisamos continuar promovendo essas iniciativas.

Para você entender o bullying é uma prática de intimidação e agressão repetida, pode causar consequências devastadoras para suas vítimas, incluindo problemas emocionais como ansiedade, depressão e baixa autoestima, além de impactos físicos como dores e distúrbios alimentares. A exposição constante ao bullying pode levar a dificuldades de socialização e acadêmicas, e em casos extremos, a pensamentos ou ações suicidas.

 Além das vítimas, os agressores também sofrem, pois tendem a desenvolver comportamentos agressivos e antissociais que podem perdurar na vida adulta, afetando suas relações interpessoais e suas trajetórias profissionais.

Por isso, é crucial que famílias, escolas e comunidades trabalhem juntas para identificar, prevenir e combater o bullying, promovendo um ambiente de respeito e empatia.

Por Amanda Teixeira 

Categoria:Noticias da Cidade