SÉRIE A: Mirassol vence e vai jogar na elite em 2025
O centenário do Mirassol será comemorado em grande estilo no ano que vem. Pela primeira vez em sua história, o Leão jogará a Série A do Campeonato Brasileiro. Desde 1980, quando o América de Rio Preto jogou na elite, a região não tinha um representante no nível mais alto do futebol brasileiro. O acesso veio depois de bater a Chapecoense por 1 a 0 no Maião.
Dependendo apenas das suas próprias forças, o Mirassol tomou o controle do jogo e criou a maioria das oportunidades ofensivas. Aos seis minutos, Dellatorre finalizou dentro da pequena área e o goleiro Gasparotto fez grande defesa.
Os mandantes seguiram insistindo em cruzamentos e conseguiu chegar ao gol aos 15 minutos. Daniezinho tocou para Iury Castilho na ponta esquerda e o atacante bateu cruzado. Gasparotto chegou a tocar na bola e ela foi na trave, antes de acabar no fundo da rede. Foi o 5º gol do atleta com a camisa do Leão, que chegou no 2º turno e se tornou decisivo na reta final.
Ainda no final da primeira etapa, o Mirassol fez uma jogada ensaiada em cobrança de falta e Dellatorre marcou o segundo. No entanto, após revisão do VAR, o gol acabou sendo anulado por impedimento na jogada.
No segundo tempo, o Mirassol voltou em um ritmo mais lento, procurando controlar o jogo. Aos 24 minutos, Iury Castilho cruzou para área e Dellatorre pegou primeira, mandando pra fora. A Chapecoense assustou três minutos depois. O goleiro Gasparotto deu um chutão pra frente e o centrosvante Jenison levou a melhor, finalizando para a defesa de Muralha. Depois disso, o Leão conseguiu controlar a posse de bola e garantir o triunfo por 1 a 0.
Após a conquista do acesso inédito, o técnico Mozart agradeceu a todos os profissionais do clube e relembrou quando a equipe ficou a um ponto de subir para a Série A na temporada passada.
“Foi uma frustação grande para todos nós chegar naquele ponto da competição e ter faltado apenas um ponto. Você acaba olhando para trás e pensa: deixamos escapar ali, deixamos escapar aqui, e esse ano era um sentimento diferente. Não iríamos deixar escapar o acesso nos detalhes. Graças a Deus, ele nos honrou com esse acesso e esse vice-campeonato”, afirmou.
O Mirassol fecha a Série B do Campeonato Brasileiro na segunda posição, subindo para a elite junto com Santos, Sport e Ceará. A equipe somou 67 pontos em 38 jogos, com 19 vitórias, 10 empates e 9 derrotas. Foram 42 gols marcados e 26 gols sofridos, fechando com a melhor defesa do campeonato.